quarta-feira, 25 de junho de 2008

Trinca Ferro
Saltator similis
O Trinca-ferro (Saltator similis) tem sua alimentação muito diversificada. Alimenta-se de uma grande variedade de sementes (alpiste, painços, girassol, aveia, cártamo, lentilha, sorgo, cânhamo...), rações peletizadas, frutas e legumes. Para quem está querendo criar em largaescala, esta diversificação acaba complicando muito o manejo e dificultando as condições de higiene, podendo levar as aves a quadros de diarréias e intoxicações diversas. Outro problema é que a ave adquire preferência por certos alimentos, como sementes maiores e mais oleosas, e isso faz com que sua dieta fique desbalanceada, levando a quadros de obesidade e subnutrição. O ideal seria que o pássaro recebesse uma dieta única, onde ele possa ter todos os nutrientes que necessita (proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais). As rações extrusadas facilitarão muito este trabalho e com certeza teremos melhores resultados. Vou relatar minha experiência onde uso uma ração peletizada, como base da dieta, uma farinhada de boa qualidade, grite mineral e suplementação de aminoácidos, vitaminas e minerais. Uso tanto na ração peletizada quando na farinhada, 1% do suplemento. Alimento Vivo: É necessário fornecer larvas de tenébrio, como fonte de proteína animal para os filhotes. Nos primeiros dias de vida dos filhotes as fêmeas procuram basicamente por alimentos vivos. Um provável substituto será a farinha de minhoca, sendo adicionada na farinhada numa proporção de 2-3 %. Água: A água de beber deve ser filtrada e os bebedouros bem limpos. Os trincas têm o hábito de levar alimento para o bebedouro, criando assim um ambiente propício para surgimento de bactérias e de fungos. Por isso o bebedouro deve ser bem lavado.
Gaiolas para criação e higiene:
O tamanho ideal para as gaiolas de criação é de 80 cm de comprimento, 40cm de altura e 30cm de profundidade para as gaiolas das fêmeas e 40x40x30 para os machos. As gaiolas devem ter uma grade móvel no fundo a uma altura maior que 3 cm da bandeja. Com esta grade evita-se que as fêmeas puxem o papel do fundo e diminui o contado direto com as fezes. POLEIROS Não podem ser lisos, de preferência frisados, com diâmetros variados. NINHO O ninho pode ser confeccionado em bucha ou sisal, com diâmetro de 10,5 cm e 6 cm de profundidade. É importante fornecer raízes, sisal cortado em pedaços de até 8cm ou fibras de folha de coqueiro, para que a fêmea confeccione o ninho. A maioria das fêmeas roda o ninho, mas deixa nele pouco material. Algumas chegam a encher o ninho criando um espaço com o diâmetro bem menor. SALA DE CRIAÇÃO Deve ser bem clara e arejada. Deve-se evitar cantos retos como soleiras de janelas, para que não haja acúmulo de poeira, penas, restos de alimento etc. O Piso deve ser de fácil limpeza e as paredes de cor clara. HIGIENE A melhor forma para se proceder na limpeza de qualquer utensílio, é seguir esta seqüência: Primeiro temos que retirar as partículas maiores com jato de água. Isso facilita a ação dos detergentes e desinfetantes nas superfícies. Em seguida podemos deixar de molho numa solução com detergente por 20-30 minutos e depois com uma escova ou uma bucha esfregar toda a superfície. Enxaguar bem e depois fazer a desinfecção, que pode ser com uma solução de hipoclorito (cloro), quaternários de amônia etc. Existem no mercado detergentes clorados, que eliminam a necessidade da desinfecção. Gaiolas – As gaiolas devem ser limpas todos os dias, retirando o papel da bandeja, lavando a grade com água e detergente e desinfetando-a com uma solução colorada a 300- 400 ppm (25 ml de cloro a 12% em 10 litros de água). É claro de outros desinfetantes podem ser usados. O uso do calor para desinfecção das gaiolas é importante e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. Pode ser usado uma vassoura de fogo ou estufas. Poleiros – O uso da grade no fundo da gaiola, diminui muito as sujidades nos poleiros. O criador deve observar bem a posição dos poleiros para que ao defecar o pássaro não suje o poleiro que estiver abaixo. Os poleiros devem ser mantidos sempre limpos. Bebedouros – Devem ser bem lavados, escovados e desinfetados todos os dias, pois os trincas têm o hábito de umedecer o alimento, criando na água do bebedor um ambiente propício para bactérias e fungos. Comedouros – Devem ser limpos pelo menos uma vez por semana, mas o criador deve ficar atento, pois assim como nos bebedouros, o alimento umedecido incrustado cria um ambiente favorável principalmente para os fungos. Sala de criação – Não deixar acumular penas e restos de alimentos no chão. O uso de bandejas móveis sob as prateleiras diminui a necessidade de varrer o local todo o dia, estressando menos os pássaros.

2 comentários:

Mara disse...

Boa tarde!
Diego li seu artigo e gostei muito, mas estou com um problema e gostaria de saber se vc pode me ajudar. Meu trinca tem 01 ano e acho q esta muito obeso, pois ele tem camada de gordura tanto na parte da frente quando nas costas, e esta muito gordo. Coloquei ele em uma voadeira para q faça exercicios, mas gostaria de seguir uma dieta balanceada para ele, estou dando ração estruzada da alcon para ele uma laranjada, grit, e farinhada CC2030 da Nutral, alem de frutas e larvas.
Retirei dele a mistura de sementes.
O q vc me aconselha a dar para ele?
Que dieta devo seguir?
Ali vc fala q mistura 01% de suplemento, mas não entendi qual, vc pode me indicar algum? E como usar?
Pois estou com medo q ele acabe tendo um infarte ou algo do tipo pois esta muito gordo.
Aguardo resposta,
Desde ja agradeço,
Mara.
Chapecó, SC.

Unknown disse...

Oi Mara, desculpe a demora da resposta, mas este seu caso aconteceu com um amigo meu, e o diagnóstico mais preciso e curriqueiro foi, excesso de vitaminas, a melhor coisa a fazer é comprar uma ração balanceada com tudo, girasol, sementes, etc, e parar de colocar todo dia, alcon, frutas e etc, pois isso funciona como em uma pessoa, come isso, come aquilo, gera o famoso excesso, portanto deixe durante a semana, ele somente com ração,
e no fim de semana de um petisco, larva, alcon, e o melhor que faz é manter ele na voadeira para queimar gordura, e entrar em forma.
Obs: Isso que foi citado vale tambem para vitaminas em bebedouro,
de a ele água pura, e de vez em quando, ministre uma vitamina, a não ser, que isso seja recomendado por um veterinário, que não é meu caso.
Bom, isso que te falo é baseado em casos resolvidos em casa, como o velho cházinho pra dor de barriga.
Diego Cavalheiro
Porto Alegre- RS