quarta-feira, 25 de junho de 2008

Penas , Piolhos? seguem algumas soluções.


Vários fatores levam um pássaro a arrancar penas, mas no caso em questão, como virou hábito, já se tornou um desvio de comportamento, ou um vício e é muito difícil de ser eliminado.
Vão algumas dicas:
- Existe no mercado um spray importado próprio para debicagem de pássaros, a base de alho;- Embeber um pedaço de barbante de algodão, em salmoura e pendurar na gaiola;
- utilizar biosal + sanabelt, na mistura de minerais.Obs. Caso o problema seja de ordem dermatológica ou causado por ácaro de penas é bom consultar um veterinário de aves. Normalmente a aplicação de um acaricida e, simultaneamente, administração de vitamina H(biotina) costuma resolver o problema. Acaricida (Allax, por exemplo) e reforço de aminoácidos. Este problema, normalmente, pode ter duas origens:
(1) piolho ou ácaro (aplique Allax);
(2) insuficiência de minerais e aminoácidos (dê a ele Aminosol e Avitrin cálcio).
Os criadores mais antigos, simplesmente, penduram um barbante molhado em água e sal na gaiola e dizem que resolve também, uma gotinha de Ivomec Pour On na nuca e principalmente Avitrim Cálcio no bebedouro e, e possível, colocá-lo num voador.
Quando tenho algum pássaro que mexe nas penas (podem ser ácaros)
utilizo um produto chamado Halamyd (desinfetante biológico utilizado em granjas nos Estados Unidos e alguns lugares da Europa). Bastam dois banhos, se forem ácaros o problema será resolvido, o produto é muito eficiente, pois ataca as bactérias gram-positivas e gram-negativas.
O produto é vendido em quilo e custa em torno de R$ 80,00, mas atenção, utilize apenas uma colherinha de cafezinho e dissolva em água morna, pois o produto é muito forte. Eu daria um banho nele com KILOL (1 colher de sopa, para hum litro de água). E todo dia pela manhã, sol nele.
Verifique se ele não está com deficiência de vitaminas. (Tamburo – mar/05). Eu curei um pássaro que tinha este vício ministrando aminomix na farinhada.
Use na banheira 5 gotas do sumo da folha de Pita, uma planta da família das suculentas muito comum nos morros, uma planta que os barbeiros usavam ou ainda usam o seu caule para fazer amolador de navalhas, se não souber informe-se talvez possa encomendar as cascas de ervas ou através de vendedores de raízes nas feiras livres! Você, primeiramente, deve cortar um pedaço da folha e retirar a sua casca verde, para água não ficar colorida com a clorofila que é de cor verde o que impede do pássaro banhar-se. Peque o miolo de cor branca e esprema na banheira com a quantidade de água normalmente utilizada, disponibilizando sempre no horário em que o pássaro está acostumado a banhar-se. Terminado o banho retire a vasilha deixando só o bebedouro com água pura, faça o procedimento durante 5 dias, muitos pássaros foram curadoscom a seiva ou sumo da folha dessa planta, pois a mesma é muito amarga. Já ouvi falar a respeito de pássaros que comem as penas ou as arrancam por falta de gordura, ou de cálcio. Também pode ser estresse, caso ele fique vendo outro da mesma espécie pode ficar muito bravo e acaba arrancando as próprias penas.
Vários fatores podem criar esse comportamento:
1- Falta de sol. Colocar diariamente meia hora no sol na parte da manhã;
2- Falta de sais minerais. Procurar no mercado um grit mineral;
3- Piolho. Na água do banho colocar sal grosso;
4- Local abafado, úmido. Colocar a gaiola num local bem arejado;
5- Prenda na gaiola um pedaço de bucha, pois muitos pássaros com vontade de aninhar e
na falta de gravetos, capim etc, acabam retirando suas próprias penas;

6- Outra coisa que pode ajudar é passar Hipoglos nas penas. Devido ao gosto ruim inibi o ato;
7- Evite ficar pegando o pássaro, principalmente se você fuma.

Arrancando as penas do peito e comendo?
solucione o problema administrando Aminomix Pet misturado nas sementes, vale a pena tentar.

Se o problema são as penas do rabo:
Ele está comendo as penas do rabo, ou elas quebram ao bater nas grades? Erroneamente, as pessoas costumam associar crescimento/fortalecimento de penas ao cálcio, quando está relacionado essencialmente à proteína. Procure ministrar vitaminas que contenham em sua composição aminoácidos, se for o caso reforce com vitamina H (biotina) e procure elevar o teor protéico da alimentação (insetos, farinha de minhoca, etc...). Verifique a posição dos poleiros na gaiola. Ou eles devem ficar bem rentes à grade (um espaço de distância, tipo gaiolas de torneio)ou afastado uns cinco espaços. Se ele estiver realmente se debicando, procure colocar na gaiola um barbante de algodão, embebido em salmoura (deixe o barbante imerso em uma solução de água com sal, depois deixe escorrer um pouco). O barbante é para distração do pássaro, inclusive muito utilizado como recurso para "esquentar" fêmeas. O sal é riquíssimo em nutrientes, ele é um dos componentes básicos para dietas de qualquer animal. Verifique o estado das penas do rabo após um banho... se logo que secarem estiverem "normais", não há motivo para preocupação, é deixar ele terminar de fazer a muda. Caso se apresentem quebradiças, pode ser uma deficiência vitamínica (falta de biotina - vit H).

PIOLHOS ???
Sou criador e uso 2 ou 3 gotas de vinagre de vinho branco diariamente na banheira dos passarinhos. Depois que adotei esta prática no manejo das aves, não tive mais presença de piolhos em meu plantel. A explicação científica para o fato é que o vinagre dissolve a cola com que a mãe piolha fixa os ovos na penas das aves infestadas. Com isso se interrompe o ciclo de reprodução dos piolhos. O lugar correto para procurar pelos piolhos, durante o dia, é nosencaixes dos poleiros. Aconselho trocar o pássaro de gaiola para uma melhor higienização da mesma. Só use produto para combater os parasitas no pássaro se for necessário. O vinagre foi um dos primeiros métodos para acabar com piolhos nas pessoas, antes de existirem os venenos.
O problema é que o vinagre não mata os ovos e sim os piolhos, por isso é muito importante repetir o banho várias vezes, pois na medida em que os ovos vão eclodindo o vinagre vaimatando os piolhos. Não adianta aplicar uma vez só, pois os piolhos voltam.
Sugiro que, inicialmente, deixes esta ave isolada das demais e aplique um produto denominado "Piolhaves", que é um pó repelente, barato e facilmente encontrado. Na água do banho coloque algumas gotas de vinagre (de maçã) e mantenha a gaiola desinfetada para evitar reinfestação.
Você pode utilizar Frontline Spray. Dê 2 ou 3 borrifadas na ave e trate também a gaiola e poleiros.

Receita anti piolho em AVES:
100 g de fumo de corda;
- 1 litro de álcool.

Você coloca o fumo dentro da garrafa de álcool por 3 dias, depois retira 250 ml deste álcool com fumo e mistura em 750 ml de água, fazendo um litro. Retira a comida e a água da gaiola pulveriza com aquelas bombinhas que se usa para molhar plantas. Pulverizam-se a ave, a gaiola, as paredes, no ambiente em geral. Borrifa sobre o pássaro é perigoso porque pode provocar medo, estress e etc. Eu conheço alguns criadores que preferem borrifar sobre a gaiola sem o pássaro dentro e, com ela bem molhada, você colocar o pássaro.
Em duas ou três operações de troca de gaiolas a cada 5 dias, você elimina o problema dos piolhos no pássaro, sem agredi-lo, porque você corta o ciclo reprodutivo do mesmo. Tem algum pássaroque não sente e nem toma conhecimento, mas conheço outros que nunca mais cantaram, se tornaram arredios, medrosos.
Os curiós você deve lidar com o máximo de carinho possível.
Para combater piolho em banho é complicado, pois geralmente o piolho mora nos encontros dos poleiros, nos ninhos, nas varetas e etc.. e, à noite, quando os pássaros estão dormindo, é que ele ataca, por isso para combater o piolho temos que lavar bem, desinfetar gaiolas, capas e as instalações. Para acabar com o piolho no pássaro use o inseticida em aerossol SBP do mais fraco (tampa AZUL), aplicando direto na gaiola com pássaro, sem água e comida (cubra a gaiola e aplique dentro).

3 comentários:

Unknown disse...

Gostei foi muito util

Unknown disse...

Gostei foi muito util

Unknown disse...

Como saber se meu azulão tem piolho